terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O nosso Planeta

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Na semana passada li uma notícia que me deixou bastante triste. Não, não vou falar da crise económica, nem dos assaltos, roubos, acidentes, mortes, assassinatos, nem do Sócrates, nem sequer do processo Casa Pia, do caso Esmeralda ou da Joana, e muito menos da Maddie. Não quer dizer que eles não sejam relevantes, porque por vezes até o são, mas sim porque destes temas já todos nós estamos cansados de ouvir porque são falados diariamente e mais que uma vez ao dia.

Vou sim falar do AQUECIMENTO GLOBAL.

Sim, o aquecimento global. É um fenómeno climático que se tem vindo a agravar de dia para dia, e do qual já todos ouvimos falar e estamos informados, mas que no entanto toda a gente simplesmente ignora e não faz nada para o tentar reverter.
Li então que, ao contrário do que até hoje se pensava, este fenómeno NÃO É REVERSÍVEL e que, mesmo que a humanidade acabasse hoje com as emissões de dióxido de carbono, só dentro de mil anos é que o clima do nosso planeta voltaria ao normal.

Este estudo surgiu devido ao Presidente dos E.U.A., Barack Obama (pela primeira vez, estou a falar dele), ordenar a revisão das medidas tomadas pelo seu antecessor, George W. Bush (que ao que parece a Guerra preocupava-o mais).

Antes da revolução industrial, o nível de dióxido de carbono presente na atmosfera era de 280 partes por milhão (ppm), valor esse que hoje em dia é de 385. Se esse valor superar as 450 ppm, as consequências serão catastróficas.

Por isso, pessoal, bora estimar um pouco mais o nosso Planeta. Tudo bem que não estaremos por cá mais 100 anos, mas estarão cá filhos, netos, bisnetos... Portanto não custa nada contribuir com pequenos gestos para um futuro melhor. Já que não podemos reverter os danos causados, sempre podemos minimizar os estragos.

3 Respostas da Treta:

Anónimo disse...

O aquecimento global dá-se normalmente sem ser preciso o homem. São fases que o planeta tem. O Homem já passou por tempos mais quentes e frios do que o que temos agora.

Curiosamente na última metade do século a tendência é para a temperatura da Terra descer.

Ainda está por provar também qual o impacto que o Homem tem sobre o agravamento do aquecimento global.

Alf disse...

Acho que sim, são pequenos gestos que não custa nada...
Todos por um PLANETA MELHOR!!!

Carla disse...

Não sendo eu especialista neste assunto, e só tendo um conhecimento geral acerca dete tema, pelo que sei, o aquecimento global dá-se sem ser necessária a intervanção do Homem.

Sei também que o aquecimento global aumenta bastante com as emissões de Dióxido de Carbono. E neste sentido está implicado o Homem.

A nível nacional destacam-se, pelas suas emissões, as Unidades Industriais e de Produção de Energia como a geração de energia eléctrica, as refinarias, fábricas de pasta de papel, siderurgia, cimenteiras e indústria química e de adubos.

Vários estudos mostram ainda que o aumento médio da temperatura foi de 0.5 ºC durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000.

 
Tretas e Afins... © 2008. Design by Blogger